Fotos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Cuiabá) 2020

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma igreja católica localizada em Cuiabá, Mato Grosso.

Uma igreja construída pelos negros em torno de 1722 com um estilo peculiar e típico da época, o Barroco. Construída na margem das águas do córrego da Prainha, onde suas águas foram descobertas minas de ouro por Miguel Sutil, ou seja, um local de grande importância e onde provavelmente impulsionou a colonização da capital e/ou da região.

O primeiro edifício era uma capelinha de taipa de pilão, que arruinou-se com o pouco tempo. Restando uma das paredes, a partir dela foi erguido um templo maior. Quando a catedral de Cuiabá foi reformada, ainda no século XVIII, seu altar-mor foi transferido para a Igreja do Rosário e ali permanece até hoje. Nos anos 20 o prédio passou por modernizações que adicionaram um arremate neogótico ao campanário. Foi restaurada nos anos 80, removendo-se os acréscimos espúrios e reconstituindo-se seu aspecto primitivo. É um edifício tombado pelo Estado do Mato Grosso e pelo IPHAN. Recentemente passou por nova restauração, estando em excelentes condições. A nave é única e as paredes são desprovidas de adornos. O piso é de madeira e tem três níveis: o da entrada, mais baixo, era ocupado pelos escravos; o intermediário, pelo povo comum, e o mais alto, junto ao altar, era reservado para o clero e os senhores de posses. Acima da entrada existe um coro de madeira, e nas paredes laterais da nave sobressaem tribunas e um púlpito entalhado. Ao fundo da nave existem dois imponentes altares rococó, e na capela-mor também o trabalho de talha do retábulo, o mais antigo do Estado, é de grande qualidade e riqueza, com nichos laterais para estatuária e um fundo nicho central para a imagem da padroeira, entronizada sobre um pedestal escalonado, ladeado de colunas salomônicas e arrematado por um baldaquino e frontão (ICTUS Consultoria).

A igreja desde sua construção carrega consigo uma história singular para região se tornando um dos símbolos da cultura do povo cuiabano. É nesse contexto que podemos entender a festividade voltada para comemorar e enaltecer a fé e devoção a esse Santo com expressão significativa tanto para os brasileiros, quanto no que concerne ao estudo dos cuiabanos.

Uma das particularidades a ser destacada aqui é sobre o nome oficial e popular da igreja. O nome oficial é Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, mas a população a conhece e a chama de apenas Igreja de São Benedito. Existe outra igreja com o nome oficial de Igreja de São Benedito, situando-se no bairro Boa Esperança. Às vezes, as pessoas estão acostumadas com a importância e oficialidade dessa igreja central ser São Benedito e se confundem em dia de eventos como casamento. Por exemplo, aconteceu com a Professora e Cerimonialista Milene Motta, contou que nesse ano, um de seus casamentos fora realizado na Igreja do Rosário e São Benedito, uma convidada a abordou para confirmar o nome dos noivos. Ao ver que era diferente, ela questionou sobre o convite aonde estava escrito que o casamento seria naquele lugar, ao entender o equivoco a cerimonialista explicou sobre o local correto do casamento e da igreja situada no Bairro Boa Esperança. Nesse caso, notamos quão forte é o destaque da igreja para os moradores da região. Dentre esses motivos e outros, a festa de São Benedito é um dos eventos mais frequentados e esperados em Cuiabá.

 

Fotos da Igreja de São Benedito 2020

 

Sobre a Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito nasceu com os excluídos negros, pobres e não alfabetizados, que não gozavam de nenhuma representatividade social. Com o passar do tempo, alianças foram feitas e a festa passou a contar com a atuante participação da elite cuiabana, que passou a bancar financeiramente sua realização e trazendo seus membros mais ilustres para desempenhar o papel de Reis, Rainhas e demais festeiros.

Hoje em Cuiabá, a festa do santo negro tornou-se a mais popular do Estado de Mato Grosso no qual reúne mais de 10 mil pessoas por noite no pátio da igreja e nas ruas próximas para celebrações religiosas, apresentações culturais e bailes durante vários dias. Para entender é preciso ter muita fé, capacidade de desprendimento e doação, mas, sobretudo acreditar no milagre da vida, afinal celebrar São Benedito é para o povo cuiabano, orgulho de sua religiosidade e expressão maior de crença e fé, que congrega os povos e fomenta a paz, inspirado no ideal de aproximação e confraternização. Festejar São Benedito é uma necessidade que alimenta a alma, revive o passado e mantém viva nossa memória.

 

Videos da Igreja São Benedito 2020

 

 

Videos da Igreja São Benedito 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *