ESTADO DE MATO GROSSO – Estado brasileiro localizado no Centro-Oeste

Centro de Cuiabá
Bandeira de Mato Grosso
Bandeira de Mato Grosso

 

Estado brasileiro localizado a oeste da região Centro-Oeste. Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O). A capital é Cuiabá.

 

As cidades mais importantes são:

 

1) Cuiabá

Em primeiro lugar temos a nossa amada capital, fundada em 1719 às margens do rio Cuiabá, que dá nome a cidade, na sua margem esquerda, e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande.

Segundo o IBGE, a população de Cuiabá é de 581.700 habitantes

 

cuiaba-40-graus
cuiabá-40-graus

 

Centro de Cuiabá
Centro de Cuiabá
Igreja São Benedito
Igreja São Benedito

2) Várzea Grande (10 km de Cuiabá)

egundo o IBGE. Várzea Grande é vizinha de Cuiabá, separada apenas por um rio que corta as fronteiras. Juntas, e somadas a Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora Do Livramento, elas formam a chamada “Grande Cuiabá” no coração do estado de Mato Grosso.

 

3) Rondonópolis

Rondonópolis ficou famosa por ser uma cidade organizada e com solo fértil. Com 230.320 habitantes, Rondonópolis é conhecida nacionalmente pelo seu seu dinâmico setor agropecuário.

 

4) Sinop

Sinop recebe esse nome em homenagem à empresa Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná – que atende pela sigla Sinop – e que ajudou a fundar a cidade. Sinop é conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense pela sua riqueza e dinamismo.

 

5) Tangará da Serra

Com 110,100 habitantes Tangará da Serra é a quinta maior cidade de Mato Grosso. Ela é conhecida por seus moradores carinhosamente apenas como “Tangará”.

 

6) Sorriso

Sorriso é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Pertence a microrregião de Alto Teles Pires e mesorregião do Norte Mato-grossense. De acordo com o IBGE, sua população é estimada em 85.233 habitantes em 2017. É reconhecida como a Capital Nacional do Agronegócio e maior produtor individual de soja do mundo. Localiza-se a uma latitude 12º32’43” sul e a uma longitude 55º42’41” oeste, estando a uma altitude de 365 metros. O Município de Sorriso está situado na região norte do Estado de Mato Grosso, no km 742 da rodovia federal BR-163, Cuiabá – Santarém, a 412 km da capital, Cuiabá. A sua fundação deu-se através de um projeto de colonização privada, com a maioria absoluta da sua população constituída por migrantes provenientes da região Sul do País.

 

7) Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Pertence a microrregião de Alto Teles Pires e mesorregião do Norte Mato-grossense, distante 334 km a norte de Cuiabá, capital estadual.

 

Mato Grosso

Sua economia se baseia na indústria extrativista (madeira, borracha); na agricultura (cana-de-açúcar, soja, arroz, milho); na pecuária e criações; na mineração (calcário e ouro); e na indústria (metalúrgica e alimentícia).

 

Pelo Tratado de Tordesilhas (7 de junho de 1494), a área pertencia à Espanha. Os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e lá construiu um eficiente sistema de defesa.

Com os Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), Espanha e Portugal estabeleceram as novas fronteiras. A produção de ouro começou a cair no início do século 19. Em 1901, ocorreu um movimento separatista temporariamente controlado.

Em 1917, a situação se agravou, provocando intervenção federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século 19, o Estado retomou o desenvolvimento.

Em 1977, uma parte do Estado foi desmembrada e transformada no Mato Grosso do Sul.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *