Dieta Cetogênica, Como Começar?

O que é Cetose?

Basicamente, a cetose é um estado metabólico no qual o organismo obtém energia não da glicose (que seria o funcionamento mais comum do corpo, chamado de glicólise), mas sim de moléculas chamadas de corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos são produzidos pelo fígado durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dietas cetogênica), para serem usados como fonte de energia. Então, a cetose nada mais é do que esse estado no qual o corpo obtém energia de uma fonte diferente da usual. (É importante mencionar que, do ponto de vista biológico, ambas são formas normais de se obter energia. Dizemos aqui que o estado de glicólise é mais comum porque a dieta da maioria das pessoas é altamente inclinada a um consumo majoritário de carboidratos.)

Como funciona A Cetose?

O funcionamento do processo, embora tenha alguns detalhes bioquímicos mais complexos, pode ser entendido como 3 simples passos:

  • Devido à restrição de carboidratos, o seu corpo fica privado do fornecimento usual de glicose;
  • Como suas células precisam de energia, seu corpo necessita de outra fonte para supri-la.
  • O fígado, então, quebra os ácidos graxos, provenientes do seu tecido adiposo, em corpos cetônicos (que, como mencionamos, podem ser usados como substitutos à glicose).

A dieta se baseia em ingestão baixíssima de carboidratos, mediana de proteínas e bem elevada de gorduras boas.

Colocando essa frase em proporções de macro nutrientes, nós podemos dizer o seguinte: A ingestão de carboidratos não deve ultrapassar 5 a 10% do total de calorias;

A ingestão de proteínas deve ficar em torno de 20 a 30% do total das calorias consumidas diariamente;

A ingestão de gorduras deve fornecer de 65 a 75% das calorias (possivelmente até mais).

a quantidade de carboidratos a que nos referimos acima é de carboidratos líquidos – isto é, o total de carboidratos menos o total de fibras, e que a maneira mais fácil de entender essas proporções é observando a tabela nutricional dos alimentos.

Geralmente, a dieta se inicia com um jejum de 24h, de forma a acelerar a indução do estado de cetose no paciente. A partir daí a distribuição de macro nutrientes se encarrega de garantir que o indivíduo permaneça nesse estado de cetose, e acelere sua perda de gordura corporal.

Benefícios relatados por seguidores da dieta; Aumento do HDL (colesterol bom), melhor regulação da fome e da glicemia e diminuição de dores nas articulações.

Como saber se estou em cetose? Sintomas E Métodos

  • Exame sanguíneo
  • Fitas Para Medição De Cetose
  • Avaliar os Sintomas da Cetose

 

Vamos a alguns exemplos dos sintomas ao estado de cetose:

  1. Sensação de euforia;
  2. Clareza de raciocínio;
  3. Diminuição da sensação de fome;
  4. Hálito forte;
  5. Gosto metálico na boca;
  6. Dor de cabeça;
  7. Náusea;
  8. Fraqueza;
  9. Desregulação do sono;
  10. Necessidade mais frequente de urinar (muitas vezes o cheiro da urina pode mudar também);
  11. Mãos ou pés gelados.

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Alimentos Proibidos e Permitidos

Alimentos Proibidos:

  • CEREAIS: arroz, trigo, milho;
  • LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha,
  • FRUTAS: QUASE TODAS ESTÃO FORA DA DIETA.
  • TUBÉRCULOS: batata-doce, batata, mandioca;
  • AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas); –
  • OUTROS: Leite, bolachas, farinha, mel, geleia, cerveja, apresentado, beterraba, maisena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsicha, conservas, sagu, coxinha, tortas, tapiocas.

Alimentos Permitidos

  • VERDURAS E LEGUMES: repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa, rúcula, alho (cenoura em pequenas quantidades).
  • BEBIDAS: café, chá de todos os tipos
  • PROTEÍNAS: Carnes suína e bovina (prefira os cortes gordos) frango e aves, ovos, peixes e frutos do mar;

Embutidos Podem Ser Usados Com Moderação:

Exemplo:

  • Queijos amarelos, presunto, peito de peru, bacon, linguiça calabresa, linguiça;
  • OUTROS: Creme de leite, leite de coco, nata, nozes, amendoim torrado, castanhas, Azeite de oliva, manteiga, banha suína, azeitonas, maionese caseira feita com azeite, adoçantes;
  • FRUTAS: Coco fresco, abacate e limão para usar como tempero (em pequenas quantidades)

Alimentos Que Podem Ser Consumido as Vezes Como Um “tolerado”

  • Chocolate acima de 75% cacau, cacau 100 %, pasta de amendoim zero açúcar, gelatina zero, refrigerante zero, suco zero para fazer receitas. FARINHAS: Coco, amêndoas, linhaça.

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