Orla do Porto em Cuiabá, onde fica?

A orla do Rio Cuiabá foi construída em uma extensão de 1350 metros, margeando a Avenida Beira Rio, e se estende até a Praça Luís Albuquerque, em frente ao Museu do Rio. A obra resgatou a paisagem histórica da região e trouxe de volta a atenção dos Cuiabanos ao Rio Cuiabá.

Onde Fica?

Onde (endereço): Avenida Beira Rio, s/n – Porto – Cuiabá/MT
Horário funcionamento: intermitente
Distância do hotel para o local: 3,5km (aproximadamente 10 minutos de carro)

Maiores informações: http://www.cuiaba.mt.gov.br/ | (65) 3645-6279.

orla-do-porto-em-cuiabá-tarde.jpg

Como está a Orla do Porto, Após 3 anos da sua inauguração?

O conjunto arquitetônico porto histórico de Cuiabá, apesar de sua posição estratégica, ficou de certa maneira à margem da cidade, abandonado no tempo e no espaço. Verificando o período após seu tombamento, percebe-se que pouco ou quase nada foi feito que evidenciasse algum tipo de ação executada com o intuito de preservá-lo. Atualmente o que se vê quando adentramos a parte onde ficam os casarões históricos é uma situação caótica, triste e de total abandono. Algumas pessoas vivem ali em condições subumanas, sem rumo e sem expectativa de vida.

As edificações históricas e centenárias não habitadas estão sendo destruídas pela ação do tempo e do ser humano. É o registro da história da ocupação de Cuiabá indo embora sem que nada seja feito para que a memória da origem do povo cuiabano não seja apagada. É a destruição do patrimônio arquitetônico porto histórico.

Os poucos moradores que insistem em continuar no local vivem em condições precárias. Alguns por ser a sua única opção, outros por não conseguirem desvincular-se de sua história de vida ali construída.

A Orla vista de Longe está tudo muito bonito, mas quem o fez, fez muito mal feito, não teve carinho. O lugar não está mais conservado como antes.

Deixe uma resposta