Guerra da Tríplice Aliança – História de Mato Grosso – Cuiabá

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi, dentre todos os conflitos que se sucederam entre nações no continente sul-americano, o mais prolongado e cruento. Por muito tempo perdurou nos livros a narrativa de que o confronto tenha sido incitado pelas inclinações dos imperialistas britânicos, visto que o desenvolvimento autossustentável paraguaio não se encaixava no esquema inglês que tinha como objetivo conservar os países sul-americanos como provedores de matéria-prima e consumidores dos produtos industrializados. Dessa forma, transformava a Inglaterra no principal país que beneficiou e financiou essa luta armada, fazendo com que o Brasil e a Argentina agissem como marionetes do imperialismo britânico, para que neutralizasse o modelo de desenvolvimento do Paraguai.

A Rusga – História de Mato Grosso | Cuiabá

Após a saída de Dom Pedro I e o início do governo regencial, a competição entre os grupos políticos se tornou ainda mais acirrada, chegando ao ponto de desencadear diversas revoltas pelo Brasil. No Mato Grosso, o conflito entre os liberais e os conservadores era representado pela “Sociedade dos Zelosos da Independência” e a “Sociedade Filantrópica”, respectivamente. Em 1834, os desacordos na província resultaram em um confronto bastante violento chamado de Rusga.

Fundação de Cuiabá – As Monções

A política das sesmarias, estabelecida por Rodrigo César de Menezes em Cuiabá, gerou uma estrutura de produção voltada para gêneros básicos, pois o abastecimento dos distritos mineradores adquiria uma importância para manter a ordem e o desenvolvimento da área conquistada.

Fundação de Cuiabá – Os Irmãos Leme

e em seus representantes na Colônia. Eles tinham o receio que a região se tornasse alvo de cobiça espanhola, aliás, as minas eram vizinhas aos seus domínios. Por outro lado, o alto fluxo migratório reuniu muitas pessoas em um local distante e inóspitos, fora do controle da Coroa Portuguesa. Essa realidade poderia criar lideranças que desafiariam o poder central e estimulariam uma revolta contra Portugal.

A Fundação de Cuiabá

Em 1717, a bandeira de Antônio Pires de Campos atingiu a foz do Rio Coxipó, local no qual existia um pouso de passagem para os bandeirantes. Ao analisar a região, encontrou-se com uma aldeia da nação Coxiponé. Ele realizou várias prisões de indígenas e queimou suas malocas.

Principais Rios que passam pelo Mato Grosso

Os principais rios que passam pelo Mato Grosso, temos o Paraguai, o Araguaia e o Xingu. O Paraguai possui nascentes na Chapada dos Parecis e drena, em conjunto com seus afluentes, o Pantanal. O curso desse rio no Mato Grosso é dividido em dois trechos principais que possuem regime fluvial distinto:

Aspectos naturais: clima, solo, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com o uso da biodiversidade

O Centro-Oeste possui amplitude térmica em razão de seu tipo de relevo, de sua extensão latitude (relevo alto) e de mecanismos atmosféricos, que tornam a pluviosidade mais homogênea, se comparada a outras regiões como o Sudeste. Para relembrar: a pluviosidade é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água sobre a superfície da Terra num determinado período de tempo.

Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Igreja Catadral

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá também conhecida como Igreja Matriz foi erguida em 1722 durante a administração colonial do Capitão-General Rodrigo César de Meneses. No ano de 1769, sob a liderança do frei José da Conceição a igreja ganhou sua primeira torre.

Origem do nome do Município de Cuiabá – Mato Grosso

Cuiabá 1719

Sobre a origem do nome do Município, diz Carlos Drumond concordar com os jesuitas, quando admitem ser o topônimo oriundo do tupi. Segundo ele, Cuiabá derivar-se-ia de Icúia, espécie de flecha para pesca, feita de cana brava e pá, partícula locativa: lugar, pouso. Icuiapá designaria, por conseguinte, lugar onde se faz alguma coisa.

Sesc Arsenal Cuiabá Culinária e Artesenato na feirinha do Bulixo Fotos 2019 Quinta Feira

O Bulixo no Sesc Arsenal visa valorizar o artesanato e a culinária produzido na região, incentivando à profissionalização de artesãos e culinaristas que produzem em pequena escala no âmbito familiar, estabelecendo-se, dessa forma, como um espaço para a ampliação da renda e consequentemente da melhoria das condições de vida de seus participantes. Culminando em desenvolvimentos pessoais e da Região.

Natal Encantado em Cuiabá Arena Pantanal | Foto

Com instalações interativas, o circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, ainda, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.

Parque Mãe Bonifácia 2019 em Cuiabá | Fotos | Videos

O Parque Mãe Bonifácia é um parque urbano. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares, conta com diversas espécies da flora e flora típica do cerrado. Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia.

Parque Tia Nair Cuiabá 2019 | Fotos | Videos

O Parque Tia Nair, localizado em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês, é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Orla do Porto em Cuiabá, onde fica?

O conjunto arquitetônico porto histórico de Cuiabá, apesar de sua posição estratégica, ficou de certa maneira à margem da cidade, abandonado no tempo e no espaço. Verificando o período após seu tombamento, percebe-se que pouco ou quase nada foi feito que evidenciasse algum tipo de ação executada com o intuito de preservá-lo.

Parque Tia Nair Natal Iluminado – Cuiabá 2018

O Natal do Parque Tia Nair foi aberta ao público no dia 21/12 e segue até o dia 15 de janeiro no espaço, localizado no bairro Jardim Itália, em Cuiabá. No parque, foi instalado uma torre iluminada para receber os visitantes bem como diversas programações preparadas para o público infantil.

Hospital São Mateus Cuiabá onde fica?

Desde o início, a sua trajetória foi respaldada na superação de desafios e pela vocação de acolher e cuidar das pessoas, características vivenciadas diariamente pela equipe de colaboradores. Ao longo dos anos, o São Mateus se consolidou como referência na prestação de serviços de saúde com qualidade e compromisso na região centro-oeste.

Hospital Amecor Cuiabá Onde Fica?

1978 – Inicio de suas atividades como, Clínica Amecor, que situava- se na Avenida Dom Bosco nº 1066. Seu objetivo era suprir a carência de atendimentos especializados em Cardiologia em Cuiabá e em todo Estado de Mato Grosso. Oferecia serviço especializado em cardiologia, contando comum consultório, dois leitos para repouso e atendimento 24 horas. Logo após ocorreu uma expansão desta clínica contando apartir de então com sete leitos destinados a internação.

A Nova Praça Popular de Cuiabá. Onde fica?

Endereço : Praça Popular, s/n°, Centro, Cuiabá – MT A HISTÓRIA DA PRAÇA POPULAR Um dos pontos mais movimentados de Cuiabá, a Praça Eurico Gaspar Dutra, também conhecida como Praça Popular, foi entregue à comunidade em (18-11-2008) às 19h30. A previtalização, fruto do anseio de moradores e comerciantes correspondeu às expectativas. Foi demolido todo o… Leia mais A Nova Praça Popular de Cuiabá. Onde fica?

Cine Teatro Cuiabá, ainda está funcionando?

Inaugurado em 23 de maio de 1942, o Cine Teatro Cuiabá faz parte da cultura e história dos cuiabanos.
Idealizado na década de 30 para atender à população cuiabana, que clamava na época por um lugar onde fossem realizadas manifestações artísticas e exibições de filmes.

Centro Histórico de Cuiabá

O Centro Histórico de Cuiabá é uma área histórica do município de Cuiabá, localizada no estado de brasileiro de Mato Grosso, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e formada pelas primeiras vias urbanas da cidade, abertas a partir da descoberta de ouro às margens do córrego da Prainha, em 1722. O… Leia mais Centro Histórico de Cuiabá

Shopping Popular de Cuiabá

No final dos anos 80 , a economia do país e especial de Cuiabá estava indo de mal a pior e muitos pais de famílias acabaram sendo demitidos de seus empregos e não conseguiram voltar mais para o mercado de trabalho, e uma das opção que tiveram na época, foi a de ir para as ruas e tentar sobreviver no comércio informal.

Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho é uma igreja com características neogóticas, localizada em Cuiabá, estado de Mato Grosso. A igreja, é dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho e está localizada no alto do Morro do Seminário, ao lado do Seminário da Conceição.

Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus do Cuiabá

Em 1722 em frente a dois córregos – ponto alto da cidade – a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi construída. Inicialmente levantada de pau-a-pique, a Catedral deu início ao processo de urbanização. Naquela época, para se fundar uma vila era essencial uma igreja e ela não podia ser construída em qualquer lugar.

Praça da República | Onde ir em Cuiabá

Fundada em 1922, a Praça da República está localizada no Centro Norte de Cuiabá. Na Praça da República, chamada por muitos de Largo da Matriz,  aconteceram alguns dos principais episódios religiosos,  políticos e culturais da história de Cuiabá.

Orla do Porto | Casarões e Artesanatos

Cuiabá já tem um lugar onde já é possível encontrar um pouco do seu artesanato. Esse lugar é a Orla do Porto, lá foram construídas replicas dos Casarões antigos de Cuiabá. Os Casarões estão agregando artesões de Cuiabá e região, e está abrindo as sextas-feiras das 16h às 22h.

Ana Rafaela Orgulho de Cuiabá

Ana Rafaela é uma cantora cuiabana, nascida em 8 de julho de 1994 e com um enorme dom de encantar as pessoas com a seu som, segundo Rafaela, a sua relação com a música é algo muito sincero, pois aos 5 anos de idade recebeu da sua avó um caderno de música e a partir daí criou um sonho de ser cantora.

Grupo Flor Ribeirinha |Cuiabá

Idealizado por dona Domingas Leonor, o Flor Ribeirinha nasceu em 27 de julho 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte, em Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Como a comunidade foi fundada no século XVIII, em território de índios Coxiponés – cuja presença é recordada nos traços físicos dos moradores, no ritmo e nos passos da dança.